SANTOS JR INFORMA – EDIÇÃO 473 – ESPECIAL – NOVA GESTÃO DO MEC

Boletim Eletrônico para Empresas Educacionais

SANTOS JR INFORMA - EDIÇÃO 473 - ESPECIAL - NOVA GESTÃO DO MEC

NOVA GESTÃO DO MEC: Em guinada no perfil de gestores do Ministério da Educação, Camilo Santana traz profissionais com formação técnica e acadêmica, abandonando perfis ideológicos e políticos utilizados em governos anteriores.

Secretária Executiva - Izolda Cela

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora(2014). Atualmente é SECRETÁRIA EXECUTIVA MINISTERIO DA EDUCAÇAO do Ministerio da Educaçao do Brasil. Tem experiência na área de Educação. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes).

INEP: Manuel Palácios

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Militar de Engenharia (1978), mestrado em Ciências Sociais Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Ciências Sociais: Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação educacional, educação, avaliação de políticas públicas, gestão escolar e avaliação. (Texto informado pelo autor).

SETEC - Getúlio Marques Ferreira

Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2007). Tem experiência na área de Administração. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes).

SEB: Kátia Schweickardt

DOUTORA em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e MESTRE em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2001). Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1990) e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (1997). Atuou até 2010 no INCRA/AM. Exerceu em 2012 o cargo de Coordenadora Geral do Centro Estadual de Unidades de Conservação do Estado do Amazonas, atuou de 2013 a 2015 como Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus – AM . Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas e Secretária Municipal de Educação de Manaus – AM. Foi Visiting Scholar no Teachers College de Columbia University, NYC, entre 2019-2020. Tem experiência em gestão pública nas áreas de Educação, Meio Ambiente, elaboração e implementação de projetos socioambientais ligados à reforma agrária e Unidades de Conservação na Amazônia e com pesquisas em Educação, Questões Ambientais, Questões Agrárias e Questões de Gênero na Amazônia. Agraciada com o PRÊMIO ESPÍRITO PÚBLICO 2020, Destaque na Categoria Educação, por sua trajetória como Gestora da Educação Municipal de Manaus. (Texto informado pelo autor).

SERES - Helena Sampaio

Graduada em Ciências Sociais – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP (1982), tem mestrado em Ciência Social (Antropologia Social) e doutorado em Ciência Política, ambos pela Universidade de São Paulo. Em 2019, realizou um estágio de pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França. É professora livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Desenvolve pesquisas na área do ensino superior nos seguintes temas: sistemas comparados de ensino superior, setor privado, políticas para o ensino superior, estudantes do ensino superior (acesso e permanência), gestão e organização do ensino superior.. Atualmente é editora-chefe da revista Pro-posições e pesquisadora PQ (CNPq). (Texto informado pelo autor).

FNDE: Fernanda Pacobahyba

Doutora em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Direito Constitucional pela UNIFOR. MBA em Gestão Pública pelo INSPER (2022, SP). Especialista em Direito Tributário pelo IBET e Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Estadual do Ceará. Graduação em Direito pela Universidade Federal do Pará (2004) e graduação em Formação de Oficiais Intendentes pela Academia da Força Aérea (1999). Ocupa o cargo de Auditora Fiscal Jurídica da Receita Estadual do Estado do Ceará (SEFAZ/CE). Desde janeiro de 2019, ocupa o cargo de Secretária da Fazenda do Estado do Ceará. É Professora dos cursos de pós – graduação da Universidade de Fortaleza e do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário, e em Gestão Pública. (Texto informado pelo autor).

Fundação Joaquim Nabuco - Márcia Ângela

Graduada em Pedagogia (licenciatura e bacharelato) pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia (campus Recife) e coordena o Observatório de Política e Gestão da Educação (OBSERVA). Integra a Linha de Pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação e é líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas . Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Federal de Goiás, junto ao grupo de pesquisa Nedesc, Foi Diretora do Departamento de Educação da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), professora da Educação Básica e Diretora de Planejamento da Secretaria de Educação de Pernambuco. Foi presidenta da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE -2002-2004), Coordenadora do Grupo de Trabalho ” Estado e Política Educacional” (Anped GT05 – 1992-1993; 2001-2004), Vice-Presidenta (1993/1995) e Presidenta (2005/2009) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)1992-1993;. Foi presidenta da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE – 2011/2013).Foi Conselheira da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (2014-2018). Coordenou a Comissão de Especialistas de Pedagogia e várias Comissões de Avaliação de Cursos da SESu/MEC. Atualmente é Diretora de Cooperação Internacional da ANPAE e integra as seguintes redes de pesquisadores: Rede de Cooperação Científico-Acadêmica de Educação Superior (REDE CAES), Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos em Política Educativa (RelePe), Forum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES). Integra comitê e conselho editorial de vários periódicos científicos, entre os quais: Educação e Sociedade, Retratos da Escola, Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Linhas Críticas. Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, principalmente nos seguintes temas: política educacional, formação de profissionais da educação, educação, gestão da educação e educação superior. (Texto informado pelo autor).

SECADI: Zara Figueiredo Tripodi

Nome Científico: Zara Figueiredo Tripodi Possui doutorado em Educação pela USP (2014), na área de Estado, Sociedade e Educação, com Bolsa de Doutorado, no Brasil, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e Bolsa de estágio de Doutoramento na Inglaterra (2013) na Graduate School of Education, Faculty of Social Sciences and Law, University of Bristol, fornecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Processo 7529-13-9). Realizou estudo Pós-Doutoral na Universidade Cidade de São Paulo, com financiamento da CAPES/PNPD e no Centro de Estudos da Metrópole do Departamento de Ciências Políticas da USP/CEBRAP, financiado pela FAPESP (Projeto n˚ 2015/14405-8).(2015-2016). Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, (2009), onde também se graduou em letras (2002). Possui formação em magistério (1989). Foi docente da educação básica pública por 21 anos, atuando no Vale do Jequitinhonha, municípios de Betim, Contagem e Rede Estadual de Minas Gerais. Foi, também, docente do Departamento de Política e Administração Educacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e, atualmente, é professora do Departamento de Educação, da Universidade Federal do Ouro Preto (UFOP), na qual atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, do qual foi coordenadora (2019-2021). Coordena, ainda, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Pública de Educação – NEPPPE/CNPq/UFOP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Equidade Educacional Racial, Medidas de Equidade na Educação, Nova Gestão Pública e Educação, Governança Educacional. (Texto informado pelo autor).

SASE - Maurício Holanda

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1988), mestrado (1994) e doutorado (2006) em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Foi professor titular da Universidade Federal do Ceará e Secretário Municipal de Educação do município de Sobral /CE. Atuou também como Secretário Adjunto da Educação do Estado do Ceará (2007 – 2014) e como Secretário de Educação do Estado do Ceará (2014 – 2016). Atualmente é Consultor Legislativo da Câmara Federal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: censo escolar, participação, ensino fundamental, auditoria, sala de aula, gestão, avaliação, plano de cargos e carreira. (Texto informado pelo autor).

SESU: Denise Pires de Carvalho

Atualmente é Reitora da UFRJ (2019-2023), Membro Titular da Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ), vice-presidente regional da Inter-American Organization for Higher Education (OUI-IOHE), vice-presidente da Conferência Regional de Reitores das Universidades Latino-Americanas (CRULA) e representante da América Latina no Steering Committee da Talloires Network of Engaged Universities. Médica pela UFRJ em 1987 (diploma Cum Laude), mestre em Ciências Biológicas (Biofísica) (1989) e doutora em Ciências (1994), pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Pós-doutorado no Hôpital de Bicêtre, Unité Tiroïde, Paris, em 1995 e na Universitá Degli Studi di Napoli, Nápoles, em 2006. É Professora Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, Livre Docente em Fisiologia e Biofísica pela USP e Pesquisadora 1A do CNPq. Atua como docente nos cursos de Graduação da área da Saúde e nos Programas de Pós-graduação em Medicina (Endocrinologia) e Ciências Biológicas-Fisiologia da UFRJ. Ampla experiência na gestão universitária e em sociedades científicas e médicas nacionais e internacionais. Foi Presidente do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB 2020-2022), Presidente e vice-presidente do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (2002-2006) e da Latin American Thyroid Society (2013-2017), Diretora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (2010-2013), Coordenadora Acadêmica da Pró-reitoria de Graduação da UFRJ, Coordenadora de Graduação (1998-1999) e de Pós-graduação (2001-2005), vice-Diretora do Instituto de Biofísica da UFRJ (2007-2010) e membro do Conselho Universitário entre 2012 e 2016. Atualmente é Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, da Sociedade Brasileira de Fisiologia, Endocrine Society, European Thyroid Association e Latin American Thyroid Society. Em 2019, foi condecorada com a Medalha Pedro Ernesto, Câmara de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro considerada a comenda máxima do município, com a medalha Tiradentes, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e foi titulada de Cidadã Honorária de Macaé, título concedido pela Câmara Municipal de Macaé. Foi vice-Diretora da ANDIFES, representante da região sudeste (2020-2021), membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica (INCT-INPeTAm, de 2009-2013) e Coordenadora de Projetos Binacionais no âmbito dos Programas CAPES/COFECUB (2010-2013 e 2018-2020) e Institut de recherche pour le développement -IRD/CNPq (2012-2016). Dentre os prêmios e distinções, destacam-se: Cientista do Nosso Estado da FAPERJ desde 2003; o prêmio sênior da Sociedade Latinoamericana de Tireóide em 2010 e o Prêmio Faz Diferença – Saúde 2011 do Jornal O GLOBO. Atuou como Senior Editor da revista Endocrine Connections, Academic Editor da revista PLoS ONE, revisora do Sta Op Tegen Kanker 2014 Dream Team Translational Cancer Research Grant, da American Association for Cancer Research e como avaliadora de projetos submetidos ao Fonds de la Recherche Scientifique (FRS-FNRS), órgão financiador de pesquisa na Bélgica. Foi membro do corpo editorial da revista Endocrinology entre 2003 e 2009 e da Comissão Científica do International Thyroid Congress, sediado em Paris em 2010. Publicou mais de 170 trabalhos indexados e proferiu mais de 100 conferências no Brasil e no exterior. Atualmente, é revisora de mais de 20 revistas científicas internacionais. Tem experiência na área de Endocrinologia e Fisiologia, com ênfase em Fisiopatologia Tireóidea, atuando principalmente em projetos relacionados aos desreguladores endócrinos, aos mecanismos de carcinogênese tireóidea e ao controle da massa corporal e da ingestão alimentar pelos hormônios tireóideos e estradiol. https://orcid.org/0000-0001-6933-6424 https://publons.com/researcher/2706892/denise-p-carvalho (Texto informado pelo autor).

CAPES: Mercedes Bustamante

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1988) e doutorado em Geobotânica – Universitat Trier (1993). Atualmente é professora titular da Universidade de Brasília e tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: cerrado, mudanças no uso da terra, biogeoquímica, mudanças ambientais globais. Co-coordenadora do capítulo “Agriculture, Forestry and Other Land Uses” do 5o. Relatório do Working group 3 (Mitigation) do Intergovernmental Panel on Climate Change – IPCC (2011-2014). Autora do do capítulo “Agriculture, Forestry and Other Land Uses” do 6o. Relatório do Working group 3 (Mitigation) do Intergovernmental Panel on Climate Change – IPCC (2019-2022).Co-coordenadora do Grupo de Trabalho “Mitigação” do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, responsável pela elaboração do relatório técnico sobre Mitigação de Mudanças Climáticas no Brasil (2011-2014). Coordenadora do capítulo “Ecosistemas terrestres y acuaticos continentales” do relatório “Adaptación frente a los riesgos del cambio climático en los países iberoamericanos” da RIOCCADAPT. Representante da América Latina na International Nitrogen Initiative (2010-2013). Membro do Comitê Científico N2O Report – United Nations Environment Programme (UNEP) (2013) e do Comitê Científico do International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP) (2007-2012). Membro do Independent Science Panel do Programa Climate Change, Agriculture and Food Security (CCAFS/CGIAR) (2015-2017). Coordenadora Geral de Gestão de Ecossistemas (2011-2012), Diretora de Políticas e Programas Temáticos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (2012-2013) e Diretora de Programas e Bolsas no País da CAPES (2016). Co-coordenadora do capítulo “Drivers of Changes” do Regional Assessment for the Americas do Intergovernmental Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES). Membro do Comitê Científico Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos – BPBES (2016/2018). Membro eleito da Academia Brasileira da Ciências. Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2018. Membro eleito da The World Academy of Sciences (TWAS). Eleita Honorary Fellow da Association of Tropical Biology and Conservation (2020) e membro internacional da US National Academy of Sciences (2021). Fellow da Earth League (2021). Membro do Climate Crisis Advisory Group (2021). Membro Science Advisory Board of the Institute of Zoology of the Zoological Society of London (2021). Membro do Global Engagement Committee da American Geophysical Union (2022). (Texto informado pelo autor).

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